Vidas negras devem estar nas telas

Opinião por Catarina Vianna Pinho


O cinema é uma arte que, como todas as outras, deve ser caracterizada pela diversidade, pela variedade. De culturas. De géneros. De cores. A representação é essencial para todas as pessoas. Em um século ainda problemático com a questão da representação negra e do racismo, mais filmes como The Help (2011) e BlacKkKlansman (2018) devem ser realizados, de forma a que cada vez mais a discriminação racial seja exposta e que todos percebamos que estes atos racistas ainda impregnam as nossas sociedades, algo bastante evidente principalmente nas cenas finais de BlacKkKlansman. Este é um assunto que deve ser sempre posto na frente dos olhos dos espectadores. É uma tecla que deve ser sempre apertada. Afinal, a situação mundial em relação ao racismo ainda é muito complicada. Basta olhar para o tanto de casos que chegam aos nossos olhos e ouvidos, como o assassinato de George Floyd nos EUA, em maio de 2020, e o assassinato de um homem negro por seguranças num supermercado no Brasil, no mesmo ano. Em The Help e BlacKkKlansman, também é retratada a força e o poder dos negros frente a esta problemática racista, algo também importante de ser mostrado no cinema.

Ao mesmo tempo que é extremamente necessário que haja obras cinematográficas dentro da temática do racismo, a representação negra vai além disso. As histórias contadas pelo cinema devem ter mais negros, mas para haver a representação negra não necessita de ser uma história centrada no racismo. Representação também é fazer com que histórias de diversas temáticas sejam protagonizadas por pessoas negras. Spider-Man: Into the Spider-Verse (2018), animação ganhadora dos Óscares em 2019 na categoria de Melhor Filme de Animação, pode ser considerado um bom exemplo disso. Esta animação retrata a vida de Miles Morales, um jovem negro que se transforma em um super-herói, e aborda a força e potencialidade que este jovem possui. É uma bela e significativa obra.

Ainda no mundo dos heróis, Black Panther (2018) fez história ao ser o primeiro filme solo de um super-herói negro nos filmes do UCM (Universo Cinematográfico Marvel). Esta obra também é muito especial para a representatividade negra no âmbito cinematográfico. Neste longa-metragem, há a retratação da história do super-herói protagonista, interpretado por Chadwick Boseman, havendo também uma abordagem de aspectos sobre o racismo. Foi com esta obra que, pela primeira vez, um filme de super-herói chegou à categoria de Melhor Filme na premiação dos Óscares, o que é um marco de grande relevância!

A meu ver, The Help, BlacKkKlansman, Spider-Man: Into the Spider-Verse e Black Panther possuem diferentes narrativas, mas a grandiosidade negra nestes filmes é de igual potência. Uma grande potência. E mais obras cinematográficas como essas devem ser concebidas!

Somos todos grandiosos. Autores de memoráveis feitos. De histórias semelhantemente importantes. E a grandiosidade das pessoas negras é claramente perceptível em todos os filmes aqui citados. Isso é algo essencial de ser mostrado pelo cinema.

Viola Davis e suas admiráveis atuações trazem para as telas grandes personagens e histórias. Spike Lee nos deu e dá muitas obras cinematográficas importantes para a nossa vida em sociedade. Welket Bungué, ator e realizador luso-guineense, também é dono de interpretações que dão muita luz ao cinema. Do mesmo modo, o norte-americano Mahershala Ali o faz. Atores, realizadores, roteiristas, figurinistas negros precisam ser valorizados.

Histórias com protagonismo negro devem ser contadas, para que as pessoas negras se identifiquem, se sintam parte do cinema, que, por tanto tempo, assim como em muitos âmbitos sociais, esteve marcado pela forte predominância branca. Da mesma forma, é necessário que o trabalho dos artistas negros seja reconhecido. E este deve ser um sonho de todos nós.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Contacto
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Twitter Ícone
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now