• Afonso Loureiro

Têm a certeza que querem oferecer isto?

Brinquedos. Coisas que deixam qualquer um mais animado e feliz, qualquer que seja a idade, independentemente de serem grandes ou pequenos, simples ou complexos.


Por norma, os pais compram-nos aos filhos para os agradarem ou, então, para servirem de recompensa por determinado bom comportamento/resultado. No entanto, já inventaram brinquedos que parecem não estar associados à alegria ou à felicidade, nem a qualquer sentimento bom.


Remetem-nos antes para mundos sombrios, nos congelam o sangue e nos dão inquietação. Para quem terão sido estes brinquedos criados e porquê? Continua o mistério.


Neste artigo, são enfrentados medos humanos que qualquer um pode ter dentro de si e fala-se em alguns dos brinquedos mais assustadores e estranhos que podem ser encontrados no planeta...


“Jolly Chimp”




Sim, este brinquedo tem um nome fofo, mas não te deixes iludir. O chimpanzé parece até estar “contente”, mas duvido que mais alguém se sinta assim, ao olhar para ele.


Qual a história dele? No século XIX, os músicos de rua eram bastante populares. Andavam pelas ruas, com os seus instrumentos e entretinham as pessoas que passavam, recebendo algumas moedas por isso.


Usavam, muitas vezes, uns “macacos-pregos”, uns macaquinhos pequenos, pretos e brancos. Esses espetáculos eram tão exóticos e atraíam tanta multidão, que foi isso que acabou por se tornar a inspiração para a criação deste brinquedo.


Os primeiros “macaquinhos de brincar” começaram-se a produzir no século passado, por volta dos anos 50, por uma empresa japonesa. Ao pressionar a sua cabeça, ele mostrava os dentes, chiava e batia os seus pratos de forma alegre.


Era suposto o macaco ser engraçado e fofo, mas algo não correu como esperado. No entanto, em vez de cair no esquecimento, tornou-se extremamente popular! São inúmeras as empresas que já produziram esses macacos. Além do mais, é comum aparecerem em filmes, programas de televisão, jogos…


Mas o que será, especificamente, que assusta neste brinquedo? Talvez seja o seu olhar profundo e enigmático, os seus olhos arregalados ou talvez o seu sorriso infernal… Bem, deve ser uma conjugação de tudo.


“Facebank”


Ao olhares para este “brinquedo”, podes-te perfeitamente interrogar sobre o que é que têm de errado os tradicionais mealheiros em forma de porquinho fofo e cor-de-rosa, em que até dá pena parti-los para apanhar as moedas lá dentro armazenadas. Como é que terá surgido esta ideia diferente? Este brinquedo é um cofrezinho que literalmente é alimentado com dinheiro. Só que com um aspeto nada infantil… Uma cara esticada numa tela, com olhinhos pequenos e estranhos. Bfff, só de olhar dá arrepios.


Ao menos, não há qualquer risco de segurança envolvido. O interior do mealheiro tem uma estrutura bastante simples e, nem mesmo por um descuido teu, ele te conseguiria “comer” um dedo, em vez de uma moeda.


“Baby Laugh-a-Lot”



Se existem brinquedos que só podem ter sido criados para aterrorizar, um deles é sem dúvida o “Babby Laugh-a-Lot”. Não por ter uma face assustadora ou demoníaca, mas sim porque o que intensamente a caracteriza é o seu riso… digno de filme de terror. Existe até uma publicidade antiga, em que o locutor diz, em tom alegre, que qualquer um que esteja ao pé dela se rirá e se divertirá (https://youtu.be/5kvenmWEhFE). Eu tenho as minhas dúvidas e se o caro leitor estivesse agora a ouvir o seu peculiar riso, concordaria comigo. Pensando bem, até é bom não o estar a ouvir.


Fora isto, há pessoas que realmente acreditam que a boneca “Babby Laugh-a-Lot” é amaldiçoada. Para além de tudo o que já mencionei, a empresa Remco, ou seja, a fabricante dessas bonecas, mesmo com um próspero historial de fabrico de brinquedos desde os anos 40 do século passado, em 1971, subitamente faliu. E em que ano a “Baby Laught-a-Lot” começou a ser produzida? Exatamente, em 1971. Karma is a bitch, isn’t it?


Boneca “Baby Secret”


A boneca “Baby Secret” não foi inventada com qualquer propósito de se juntar à corrente do ASMR, ou seja, ao fenómeno dos sons do dia-a-dia que têm o incrível poder de nos relaxar, que já muitos vídeos contém, espalhados pelo YouTube. Foi criada bem antes, com o objetivo de dar às crianças uma amiguinha, com quem pudessem dormir juntas, sussurrar e compartilhar segredos. Uma ideia, afinal, bastante válida e fofa.


No entanto, nada disso correu como esperado, pois ouvir esse brinquedo apenas te fará querer rezar um Pai Nosso. A boneca sussurra “Está mais alguém acordado?”. Com certeza, ao ouvir, quererás mesmo que esteja alguém acordado, sabendo-se lá o que poderá acontecer. “Eu sei um segredo… e tu?”. Sim, todo um mundo de suspeitas desagradáveis pairaram no ar, agora.



0 comentário
Contacto
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Twitter Ícone
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now