Ser Português é ficar em casa

Atualizado: 11 de Abr de 2020

Crónica por João Pedro Nunes


A vocês, Portugueses, tenho um pedido a fazer. Todos vós sabeis os tempos que correm. Certamente estais sensibilizados para o que devemos fazer mas, queria reforçar tudo isto ao pedir, também, algumas coisas a todos.


Lembram-se dos tempos áureos que talharam a nossa tão peculiar personalidade? Dos tempos em que o nosso pequeno país representava algo tão grande? Dos tempos em que o nome de Portugal era conhecido nos quatro cantos do Mundo? Nós éramos exemplo! É aqui que entra o meu pedido: peço-vos que sejam exemplo, que sejam o espelho daquilo que é o mais correto nestes tempos sombrios.


Antigamente, eram considerados como “exemplos”, todos aqueles que saíam de suas casas e do conforto das suas famílias, para trabalhar de sol a sol, com o fim de conseguirem pôr o pão nas suas mesas. Hoje em dia, a luta que travamos é outra. É uma guerra que não conseguimos ver, mas que foi impiedosamente declarada à nossa humanidade.


Agora, temos que ser todos nós a dar o exemplo. Não como antigamente, mas ao ficar em casa, no resguardo do nosso lar que, nestes tempos de batalha, se compara a uma fortaleza impenetrável. Sejamos guerreiros! Não daqueles que avançam para a frente de batalha, mas sim, daqueles que ficam em casa a apoiar aqueles que foram nomeados para o confronto direto a este inimigo que se levantou.


Chegamos ao segundo pedido que queria fazer, embora tenha dito que era só um. Peço que se levante, de dentro de cada um de nós, aquela fibra que caracteriza um português. Já mostrámos várias vezes que, quando nos unimos e respeitamos, nada nos consegue destruir. É isso que quero ver em todos nós! O espírito português.


Nós, os portugueses, somos os escritores das mais belas epopeias. Em tempos, fomos os senhores do mundo, o nosso pequeno país foi sinónimo de grandeza. Nós somos “o peito ilustre lusitano” e, atualmente, temos que ser mais do que aquilo que fomos em outrora. Portanto, peço a todos que sejam como fomos em muitos momentos da nossa história: um exemplo. Fiquem em casa.


Fotografia: Pinterest
Fotografia: Pinterest

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ilha