• Tomás Barros

Rua encharcada

Hoje o dia foi diferente. Senti que o ia ser logo ao acordar, estava chuva. Num tempo destes seria de esperar que a melancolia ainda crescesse como se tivesse sido bem regada e adubada, mas não. A chuva teve o efeito contrário, apaziguou-me.


A verdade é que a chuva veio trazer a ausência de vontade de querer sair à rua, embora saiba o quão bem sabe senti-la no rosto enquanto caminhamos. Quando faz sol custa muito mais não sair, à já não tão larga e mais escura rua. Ainda bem que chove.


Agora posso ouvir o som do tilintar nos vidros, enquanto enquadro o seu ritmo com o som das letras que pressiono no teclado do meu computador. Uma sinfonia que esmorece a engrandecida tristeza de continuar encarcerado neste espaço, sem ar. Agora faz frio, ainda bem.


Temo, temo pelo dia em que o sol volte para aquecer e gozar com as circunstâncias em que se vive. Para já, decidi abraçar a chuva e não refletir muito sobre isso. É inevitável que regresse, até lá hei de escrever enquanto relaxo com o som pacífico da água, que impede todos os seres desprovidos de consciência, de saírem de casa.


O termo para muitos seria “males que vêm por bem”, para mim é um bem máximo que só traz efeitos benéficos e até terapêuticos. Não tenho possibilidade de ir à minha varanda, no entanto abro a janela e fico nela encostado a vê-la cair caprichosamente nos carros que não passam. Horas a apreciar um fenómeno meteorológico banal.


Com a boa disposição que tenho até podia ser encorajador e trazer palavras de apresso, a verdade é que é importante reconhecer que esta sensação será apenas passageira. Eventualmente vai parar de chover, como referi. Lembrem-se que tal como a chuva é efémera, muitas outras coisas também o são. Sem querer consegui parir uma frase de resistência. Resistamos.


Fui capaz de me contradizer no mesmo parágrafo, talvez seja esta a natureza humana, a que nos impele de sonhar, de ter esperança. É bonito encontrar essa esperança nestas, as pequenas coisas. Hoje foi um bom dia porque choveu, há de chover noutro dia. Eu acredito.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Contacto
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Twitter Ícone
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now