• Tomás Barros

O que nos torna humanos

Ir contra o cânone, quando o cânone já não nos representa. Levantar a voz e agir. Um desejo, um sonho e, acima de tudo, a força. São apenas alguns dos ingredientes necessários para transformar a zona de conforto num breve sítio inóspito que, com o tempo, trará os frutos da mudança. Este é o propósito da Sapiens Digitalis.


O projeto nasceu com um propósito, e, tal como todas as grandes iniciativas possui um grande significado por detrás. Surge de um sonho da criadora Catarina Magalhães, a ambição de criar algo diferente e de acesso ilimitado. Quando foi hora de batizar este projeto, que esteve em gestação durante tanto tempo, só um nome vinha à cabeça, o do seu avô Samuel. Em memória do mesmo, surgiu a primeira letra do que viria a ser o título, o ‘S’. Um dos compromissos de todos os que cá deixam um pouco de si, para além dos já mencionados, é de honrar esta escolha e tudo o que ela acarreta.


As mais espetaculares criações nascem da necessidade com um propósito. Um aqueduto é construído e ergue-se imponente para transportar água desde as montanhas até à cidade, Gutenberg com a prensa permitiu que os livros deixassem de ser algo atípico, o nosso propósito, reside no outro lado do jornalismo. Aquele que caiu no esquecimento, que se perdeu com o imediatismo, com o mediatismo, com o ‘click-bait’ e com as ‘fake news’. O que pretendemos desenvolver são laços, o jornalismo literário, as histórias menos conhecidas e as opiniões honestas de quem partilha o mesmo mundo que a maioria dos leitores vive, longe das elites, longe dos ideais políticos, distanciados das influências externas.


A Sapiens Digitalis rege-se pelo ideal da liberdade pelo que, em momento algum, as pessoas que contribuem para que este projeto seja isento de influências ou censuras, vejam, neste espaço, uma forma de transmitir ou promover as suas agendas pessoais ou crenças. Todos os redatores, que com paixão trabalham para proporcionar conteúdo provido de qualidade e de imparcialidade, comprometem-se a honrar sempre estes pilares fundadores.


Da minha parte e de todos os meus colegas, fica a promessa de colocarmos todo o nosso empenho em cumprir tudo o que aqui foi enunciado e manter sempre presentes estas bases, que regem o nosso trabalho.

0 comentário
Contacto
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Twitter Ícone
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now