• Paulo Cardoso

Fotorreportagem: O poder da AMORIM no mercado da cortiça

Paula Amorim assume "Viemos para ficar, perpetuar o que já foi feito e lançar as bases de mais 150 anos de sucesso"

Criada em 1870, a Corticeira Amorim já conta com 150 anos de trabalho. Sob a máxima “nem um só mercado, nem um só cliente, nem uma só divisa, nem um só produto”, a Amorim desenvolve, desde 1962, uma estratégia de verticalização do negócio, com o objetivo de alcançar a liderança mundial na produção e exportação de produtos de cortiça.

Com a aposta no mercado das rolhas, revestimentos, aglomerados compósitos e isolamentos, a tecnologia alia-se à cortiça. É, hoje, a maior empresa de transformação de cortiça do mundo e mais de 93% das vendas são realizadas fora de Portugal, em mais de 100 países.

A Assembleia da República, em 2011, elegeu o sobreiro como a nossa árvore nacional. Já antes disso, Portugal era líder. Com mais de 700.000 mil hectares de cortiça, a Corticeira Amorim conta com dez unidades de preparação da matéria-prima e 19 unidades industriais.

A cortiça é ecológica. Os sobreiros desempenham um papel crucial no equilíbrio ecológico do mundo. São retentores naturais de CO2, protegem contra a erosão e desertificação e são uma barreira contra o fogo florestal.

Um estudo de 2018 realizado pela PricewaterhouseCoopers para a Amorim confirmou a pegada de carbono negativa das suas rolhas. A rolha de champagne apresenta uma pegada negativa de -562g CO2 e a rolha de cortiça natural, regista uma pegada de carbono de -309g CO2.

A Corticeira Amorim emprega 4431 pessoas. Segundo a World Wildlife Fund, 100 mil pessoas dependem da produção e fabricação de cortiça natural.

Criada por António Alves de Amorim, esta empresa produz 5,5 mil milhões de rolhas por ano. Segundo Paula Amorim, presidente da Amorim Investimentos e Participações, é com a grande ambição dos seus antepassados e a vontade de fazer obra, que a instituição encara o presente e está a projetar o futuro.




Fotografias e vídeo cedidos gentilmente pela Corticeira Amorim

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo