• Tomás Barros

Dono da rua larga

Impedido de viajar, desde o meu pequeno cubículo a que chamo de apartamento, na cidade dos estudantes. Sobrevivo fazendo pequenas viagens até à minha pequena varanda onde observo o vazio que passa, fazendo cada hora de ponta.


Da minha varanda, de vez em quando avisto alguém que passa, sozinho, pela rua larga. Quando me avistam ficam desconfortáveis, sabem que não deviam ali estar. Olham, para cima na minha direção e prontamente escondem o olhar entre os seus sapatos. Será o meu rosto tão intimidante assim? A minha barba descuidada desperta algum tipo de incómodo nas suas mentes?


O meu falso trabalho de polícia vigilante acaba por resultar, visto que nunca a mesma cara repete o seu calmo passeio por esta, rua larga. Como é que sei? Sei porque a varanda é o meu novo habitat, o único que pode brindar-me com alguma luz e ar, para curar a claustrofobia do único espaço seguro, que é o apartamento.


Enquanto esvazio caixas e caixas de tabaco que não me trazem já a mais pequena dormência, faço do calor da chama do isqueiro o único momento porque anseio após libertar umas palavras no meu computador. É um processo que tanto me dá, como me tira vida. Anseio pelo próximo e a melancolia do mesmo rouba-me a vontade de viver.


Faço noites em que misturo licor beirão com whiskey, só para tirar um pouco do amargo que é não dormir. O enclausuramento tem coisas maravilhosas, como não saber distinguir os dias. Sabem todos ao mesmo. São as mesmas músicas, notícias, conversas e o próprio vento parece soprar sempre à mesma hora.


Apetece-me escrever mais, mas nem vejo necessidade. Fomos despidos disso, da necessidade de fazer seja o que for. Agora só observamos estas pessoas que vivem das redes sociais, que nos fazem sentir ainda pior por não estarmos a ser excessivamente produtivos. Mesmo quando faço questão de me sentar para trabalhar, a minha mente atravessa milhares de pensamentos e não se consegue fixar em nenhum. Não é que não fosse assim antes, parece é que mutou e agora é invencível.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo