• Patrícia Silva

AInternetEmTemposDePandemia.com


Fonte: Andrea Piacquadio

O mundo vive, atualmente, dias difíceis. No período de cinco meses, a maior parte dos países viu-se confrontada com um vírus e um conjunto de problemas resultantes desse. A doença denominada de Covid-19, assolou o planeta de incertezas.


Em consequência disso, muitas fronteiras foram encerradas, empresas obrigadas a fechar e pessoas colocadas em quarentena obrigatória. As ruas esvaziavam-se gradualmente e os hospitais encheram-se, de forma rápida, de doentes com Covid-19 em busca desesperada de cura.


Nos dias de hoje, a vacina para prevenir, ou eliminar, o vírus assemelha-se a uma pedra filosofal, difícil de alcançar. Todavia, e sem cura para a doença, até à data, o ser humano detém uma ferramenta que permite curar outros sintomas desta pandemia, tais como a saudade e a solidão. De fácil utilização e com capacidade de chegar a todos os países do mundo em segundos, sem ter de utilizar máscaras ou luvas, este utensílio suaviza a quarentena e os problemas psicológicos e sociais que dela advêm. Chama-se internet.


É sabido, e mais que sabido, que a internet é indispensável no século XXI pelas suas características e capacidades. Porém, em tempos de isolamento social, torna-se fulcral para inúmeras tarefas.


Primeiramente, a sua importância prende-se com o facto de ser possível comunicar com os que, até então, lhe eram próximos. As redes sociais têm um enorme impacto nesse sentido. Através de fotos, vídeos e até contacto em tempo real, com recurso à videochamada, elas conseguem encurtar a distância (de segurança) ao máximo. Não correspondem ao toque da pessoa, como é de esperar, mas transmitem a sensação de presença, especialmente para quem vive sozinho ou está longe dos seus.


Depois, são um relevante mecanismo de entretenimento. Séries, filmes, jogos, e até mesmo concertos ao vivo, são possíveis de aceder com esta ferramenta. Não há desculpa, tendo o devido acesso à internet, para se estar aborrecido. Com a pandemia, há uma grande lista de artistas que atuam diretamente para a casa dos telespectadores, estejam eles no quarto, cozinha, sala ou mesmo jardim.


Para além disso, é uma ferramenta que é importante para um novo método profissional: o teletrabalho. À distância de um visor, os trabalhadores conseguem executar as suas profissões nas suas habitações, sem deixar nenhum trabalho presencial em atraso. A futura e robusta crise que se prevê para o fim da pandemia, pode ser atenuada com a comunicação que o online oferece.


O mesmo acontece com as escolas. Plataformas como ´Skype´ e ´Zoom´ estão a ser utilizadas com fins educativos. Os alunos podem ter aulas, em tempo real, simulando, através das aplicações, um ambiente parecido com o da sala de aula, em que professor e colegas de turma estão presentes. Estas ferramentas permitem ao docente lecionar a matéria e resolver dúvidas, enquanto que o estudante pode apresentar trabalhos e comunicar diretamente com o professor. Estas soluções foram apresentadas pelas escolas aos alunos, de modo a evitar paragens desnecessárias no ano letivo, e assim, manter o calendário escolar anual, sem alterações. A educação online pode passar, de igual modo, por cursos disponíveis na web. Sites como ´Vaitec´ e ´FGV Online´, entre outros, comprometem-se a “transferir” novos saberes para quem os solicite, de forma grátis e acessível a qualquer hora.


Por fim, a internet é ainda um ótimo recurso de acesso a informação em tempo real. A par com a televisão e da rádio, permite informar os seus utilizadores em relação a novas atualizações da doença, seja em vídeo, áudio, imagem, ou texto, tudo à distância de um click.


Com o Covid-19, as manifestações através do toque são, por enquanto, evitadas. Contudo, em 2020, temos um novo elo, que liga, mais que nunca, um planeta. Todos fazem parte de uma aldeia, que apesar do nome, tem uma dimensão global.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Contacto
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Twitter Ícone
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now